A definição do melhor tratamento a ser realizado para um paciente com diagnóstico de câncer de próstata é uma decisão que deve ser tomada em conjunto por sua equipe médica, levando em consideração a expectativa e aspectos do paciente, sempre com o apoio dos familiares na tomada de decisão.
Buscar a cura, prolongar a vida, aliviar sintomas… os objetivos finais de um tratamento dependem de vários fatores, como o estágio da doença, o estado geral do paciente e a presença de patologias prévias. É importante ponderar os efeitos colaterais, riscos, benefícios e complicações do tratamento.
O exame preventivo no consultório do urologista é importante pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior será a probabilidade de cura para o câncer de próstata.
Atualmente temos à nossa disposição a TECNOLOGIA ROBÓTICA para os casos cirúrgicos câncer de próstata, com todos os benefícios que a Cirurgia Robótica oferece, incluindo menor tempo de internação hospitalar, menor risco de sangramento durante o procedimento e menor risco de complicações no pós operatório, com retorno mais precoce às atividades cotidianas.
Veja abaixo algumas variáveis que consideramos importantes na escolha do melhor tratamento a ser oferecido a cada paciente com diagnóstico recente de câncer de próstata:
1 – idade do paciente
2 – expectativa de vida
3 – estadiamento da doença, escore de Gleason e PSA total
4 – classificação de risco anestésico e cardiológico/comorbidades
5 – padrão miccional
6 – qualidade da ereção antes da cirurgia
7 – desejo e autonomia do paciente
8 – experiência e número de casos tratados pela equipe assistente
O Instituto de Urologia de Jundiaí conta com uma equipe experiente de Urologistas para o tratamento de pacientes com câncer de próstata e para os mais diversos problemas urológicos.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ